#2 terra/espaço

ilustrador: Daniel Lima

Nostalgia da Luz

de Patricio Guzmán

Um filme sobre a distância entre o céu e a terra, entre a luz do cosmos e os seres humanos e as idas e voltas que se criam entre eles. No Chile, a três mil metros de altura, astrónomos do mundo inteiro encontram-se no deserto de Atacama para observar as estrelas. Neste lugar, a transparência do céu permite ver os confins do Universo. Na terra, o solo preserva os restos intactos, mumificados para sempre, de exploradores, mineiros, índios e prisioneiros políticos da ditadura. Enquanto os astrónomos procuram vida extraterrestre, um grupo de mulheres remove pedras à procura de familiares.

CHILE | 2010 | 90’ | m/12

ver trailer

Suzanne Daveau

de Luisa Homem

Suzanne Daveau é um filme sobre paixão. A paixão como motor de uma vida, de um gesto, de um sopro. O filme esboça a apaixonante história de vida da geógrafa Suzanne Daveau. Através das suas memórias, circulamos por inúmeros territórios e contextos históricos, entre o início do século xx e os dias de hoje. O filme traça, em quatro capítulos, o retrato de uma mulher aventureira, distinta e intemporal.

POR | 2019 | 119’ | DOC | SUPER 8

ver trailer

Classe do Jardim Botânico de Lisboa

O Jardim Botânico de Lisboa é um jardim científico que foi projetado em meados do século XIX para complemento moderno e útil do ensino e investigação da botânica na Escola Politécnica.

O local escolhido, no Monte Olivete, tinha já mais de dois séculos de tradição no estudo da Botânica, iniciado com o colégio jesuíta da Cotovia, aqui sedeado entre 1609 e 1759.
Para a sua instalação foi elaborado um projeto de regulamento em 1843. No entanto, é só a partir de 1873, por iniciativa do Conde de Ficalho e de Andrade Corvo, professores na Escola Politécnica, que se inicia a plantação.

Hoje faz parte do Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa.

mais detalhes