#1 fauna/flora

ilustrador: André Pereira

Diários de Otsoga

de Maureen Fazendeiro e Miguel Gomes

Crista, Carloto e João constroem juntos um borboletário.

Partilham o quotidiano da casa, dia após dia.

Não são os únicos.

POR | 2021 | 102’ | Ficção

ver trailer

O Ornitólogo

de João Pedro Rodrigues

Fernando, um ornitólogo solitário, é engolido pelos rápidos quando descia um rio perdido no Norte de Portugal, em busca de cegonhas pretas, uma espécie ameaçada. Salvo das águas por duas chinesas em peregrinação a Santiago de Compostela, penetra numa floresta sombria e misteriosa ao tentar regressar onde partiu. Mas, pouco a pouco, obstáculos e encontros inesperados colocam-no à prova, surpreendem-no, violentam-no e conduzem-no a actos extremos que o vão transformar. Gradualmente, Fernando revela-se um outro homem: inspirado, múltiplo, e, finalmente, iluminado.     

POR/FRA/BRA | 2016 | 118’ | Ficção

ver trailer

Classe do Jardim Botânico de Lisboa

O Jardim Botânico de Lisboa é um jardim científico que foi projetado em meados do século XIX para complemento moderno e útil do ensino e investigação da botânica na Escola Politécnica.

O local escolhido, no Monte Olivete, tinha já mais de dois séculos de tradição no estudo da Botânica, iniciado com o colégio jesuíta da Cotovia, aqui sedeado entre 1609 e 1759.
Para a sua instalação foi elaborado um projeto de regulamento em 1843. No entanto, é só a partir de 1873, por iniciativa do Conde de Ficalho e de Andrade Corvo, professores na Escola Politécnica, que se inicia a plantação.

Hoje faz parte do Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa.

mais detalhes