#3 colonialismo/ arquivo

ilustradora: Susa Monteiro

Visões do Império

de Joana Pontes

Visões do Império é uma viagem colectiva ao passado colonial através de uma selecção de fotografias do império português, captadas desde os finais do século XIX até à Revolução de Abril de 1974, que pôs fim tanto ao regime político que governava Portugal, como ao estatuto colonial de vários territórios africanos que só em 1975, depois de uma longa guerra, se tornaram países independentes.

POR | 2021 | 93’ | DOC


Spell Reel

de Filipa César

Spell Reel é a primeira longa metragem de Filipa César. Este filme é construído a partir de filmagens e fragmentos de filmagens do período revolucionário da Guiné-Bissau. Estas imagens de arquivo, que quase se perderam, foram filmadas por cineastas como Flora Gomes, Sana na H’Hada, Josefina Crato e José Bolama Cabumba, que registaram o processo de independência guineense, de acordo com a visão de Amilcar Cabral. A narrativa criada pela realizadora reflete sobre a questão do arquivo e da construção de uma história nacional

Alemanha/Portugal/Guiné-Bissau | 2017 | 96’ | DOC

Jardim Botânico Tropical

O Jardim Botânico Tropical situa-se em Lisboa, na zona monumental de Belém, junto ao Mosteiro dos Jerónimos. Ocupa uma área total de cerca de 7 hectares, integrando um Parque Botânico aberto ao público com 5 hectares. Com um património vegetal especializado em flora tropical, o Jardim encontra-se classificado como Monumento Nacional.

Este Jardim, com uma forte vocação didática, foi considerado “base indispensável ao ensino” por ser “indispensável o exemplar vivo para que a demonstração seja rigorosamente scientifica e educativa, para que o alumno não fique imaginando somente como são os animaes e os vegetaes, mas tenha a noção viva da realidade”.

Desde os seus primórdios, o Jardim Colonial também foi entendido como centro de estudo e experimentação de culturas, como espaço de recolha de informação sobre a agricultura colonial, como centro promotor de relações com instituições congéneres (designadamente tendo em vista o intercâmbio de material vegetal) e como centro fundamental para a resposta a questões de índole técnica.

mais detalhes