#6 museus/ descolonização

ilustradora: Henriette Arcelin

Palimpsest of the Africa Museum

de Matthias de Groof

Em 2013, o Museu Real da África Central (Bélgica) fecha para renovações. É uma oportunidade para conferir uma visão moderna à existência e à missão do museu. O processo de descolonização leva a discussões acesas. É preciso colocar questões fundamentais: quem está a olhar para quem? E está-se a contar a história de quem?

FR | 2019 | 70’ | DOC

House of Wax

de André de Toth

House of Wax é o remake do filme “Mystery of the wax museum”, de 1933, protagonizado por Vincent Price como um escultor desfigurado que começa a repopular o seu museu de cera destruído assassinando pessoas e colocando os seus corpos, cobertos de cera, em exposição. Foi o primeiro filme em 3D (anaglyph) distribuído por uma grande produtora.

EUA | 1953 | 88’ | Ficção

MUHNAC

O MUHNAC/Museus da Universidade de Lisboa tem como missão promover a curiosidade e a compreensão pública sobre a natureza e a ciência, aproximando a Universidade à Sociedade. Essa missão é atingida através da valorização das suas coleções e do património universitário, da investigação, da realização de exposições, conferências e outras ações de carácter científico, educativo, cultural e de lazer.

Os Museus são uma Unidade Especializada da Universidade de Lisboa, constituída pelo MUHNAC – Museu Nacional de História Natural e da Ciência (na Rua da Escola Politécnica) na zona do Príncipe Real, integrando o Jardim Botânico de Lisboa (no mesmo local) e o Observatório Astronómico de Lisboa (na Tapada da Ajuda, junto ao Instituto Superior de Agronomia)

mais detalhes